Sabemos que o pneu é um item indispensável e que requer atenção e cuidados especiais. Seja ele recapado, recauchutado ou até mesmo novinho em folha, é preciso você, motorista, saber como aumentar a vida útil deste item.
Isso garante não só a sua segurança, mas também a durabilidade do pneu e de outros itens do seu caminhão. Prezar pela conservação e manutenção dos pneus trará diversos benefícios para sua vida e na rotina de cuidados do seu caminhão e na estrada. No blog de hoje a Jacar Pneus traz 6 dicas importantes para aumentar a durabilidade dos seus pneus.
Faça a calibragem com frequência
Você sabia que, segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, cerca de 10% de acidentes com caminhões é devido por deficiência na calibragem dos pneus? Além de colocar riscos na segurança, a falta de calibragem também faz com que você gaste mais combustível. Por isso a importância de sempre calibrar os pneus, seguindo sempre a recomendação exata da pressão de ar indicada para o seu veículo. Confira semanalmente este item e sempre com os pneus frios.
Alinhamento e balanceamento em dia
Outra manutenção que ajuda a preservar a vida útil dos pneus é o alinhamento e balanceamento. Deixar de fazer essa manutenção prejudica não só o pneu, como toda a suspensão do caminhão trazendo desconforto ao dirigir. Sentiu vibração no volante ou que o veículo “está puxando” para o lado é sinal que está mais do que na hora de alinhar e balancear.
Não esqueça do rodízio dos pneus
Muitos motoristas ainda têm dúvidas da importância do rodízio dos pneus. Sim, ele deve ser feito! A diferença de distribuição da carga leva ao desgaste irregular dos pneus, por isso a importância do rodízio. Realizando o rodízio você traz mais equilíbrio no uso evitando essas irregularidades. Procure sempre profissionais capacitados para realizar este procedimento.
Tenha o hábito de uma direção defensiva
A maneira como o motorista conduz o veículo também preserva os itens do caminhão. Ter uma direção defensiva é dirigir com cuidados e responsabilidades, prevendo situações, agindo com atenção, evitando assim desgaste desnecessário e o mau uso do veículo. Evite freadas e aceleradas bruscas, ultrapassagens perigosas, desvie dos buracos, tente conhecer a estrada que irá trafegar, respeite o limite de carga, certifique em fazer as paradas em locais seguros e também os locais que você realiza as manutenções, revisões e o abastecimento. Todos esses fatores são importantes e ajudam a preservar não só os pneus, mas todo o caminhão, proporcionando mais economia, segurança e bem-estar nas viagens.
Verifique os sulcos dos pneus (TWI)
O TWI é o nome dado a saliência com 1,6 mm que está nos sulcos do pneu. Ele representa o limite de segurança e quando o pneu está próximo de chegar a esse indicador é porque provavelmente já deve ser o momento de trocar. A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal.
Limpe os pneus do seu caminhão
Limpar os pneus do caminhão também é necessário. Pode parecer uma dica estranha, mas este ítem está em contato com o solo e recebe muita sujeira. Então tire resíduos de óleo, graxa, pedaços de borracha, materiais pontiagudos, galhos, entre outros. Faça essa manutenção em um local especializado, não use nenhum produto que possa afetar o pneu.
Todas as dicas acima são de extrema importância para aumentar a durabilidade dos pneus! Então comece hoje mesmo a colocá-las em prática.
E compartilhe este conteúdo com algum colega de estrada!
LEIA TAMBÉM: