Os pneus suportam todo o peso do veículo, seja transporte de pessoas ou cargas, ele é fabricado com minuciosidade para garantir a máxima segurança, desempenho e conforto nas estradas. Mas você sabe como um pneu novo é feito? Quais os materiais são utilizados no processo e, como a sua produção impacta o meio ambiente?
Quando falamos em recapagem de pneus, algumas pessoas ainda têm resistência se este processo é seguro e confiável, porém, além de ser totalmente indicado, a recapagem também é altamente sustentável e ecologicamente benéfica para o meio ambiente. No blog de hoje você vai descobrir o que a recapagem de pneus e o meio ambiente têm em comum.
Pneu novo x pneu recapado
Quando se produz um pneu novo são usados diversos materiais, tais como: borracha, derivados do petróleo, enxofre, catalisadores, óleos, aço, entre outros componentes. Sabemos que a produção de um pneu novo atende uma grande demanda do país, já que 60% das cargas são transportadas por rodovias. Entretanto, o que ainda acontece com frequência é o descarte inadequado de pneus em rodovias e terrenos abandonados. Atualmente, não se sabe quanto tempo demora para um pneu se decompor na natureza, o que é altamente prejudicial.
A recapagem é uma solução sustentável e segura para a continuidade de um setor que é tão importante para a nossa economia e sociedade. Infelizmente, nem todos os pneus novos produzidos, podem ser recapados ou reformados, e portanto, cabe às empresas do segmento e seus usuários, a responsabilidade referente a análise e seleção das carcaças que irão participar do processo produtivo ou descarte de forma correta.
Em apoio a este processo ecológico, a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos auxilia o descarte correto de pneus em todo território nacional. “A ANIP trabalha no Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis desde 1999. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, entidade voltada exclusivamente para a realização deste trabalho no país. A Reciclanip é referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor de pneus, reunindo mais de 1.026 pontos de coleta distribuídos por todo o país. Desde o início da operação até o final de 2019, foram coletados e destinados adequadamente mais de 5,23 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 1,04 bilhão de pneus de passeio. A indústria nacional já investiu R$ 1,6 bilhão nesta operação.” (https://www.anip.org.br/institucional)
Para o processo de recapagem, são utilizados apenas 20% do material na produção de um pneu novo. Além disso, todos os resíduos gerados por este processo são 100% recicláveis, além de trazer benefícios como:
- Economia financeira e redução do custo por quilômetro de sua frota ou veículo;
- Criação de milhares de empregos diretos e indiretos;
- Preservação do meio ambiente.
Aproveite e siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!